sábado, 31 de janeiro de 2009

Na rua, na chuva, na fazenda (1975) - Hyldon


Projetado nos anos 70 com os sucessos radiofônicos Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê) e As Dores do Mundo, Hyldon encorpa seu repertório com as 14 inéditas gravadas para o CD Soul Brasileiro, já em fase final de produção. Como o trocadilho do título já anuncia, o cantor - em foto de César Oiticica - dá tom mais nacionalista à obra moldada conforme os cânones da soul music. Das 14 faixas, doze foram compostas recentemente - algumas durante o processo de gravação do disco, iniciado em julho de 2007 - e duas foram retiradas do baú dos anos 70. Rapaz de São Paulo é um soul composto há 35 anos e enfim gravado em Soul Brasileiro com a guitarra de Roberto Frejat. Já Três Éguas, um Jumento e uma Vaca é um samba-rock feito por Hyldon para Emilio Santiago, que não o gravou. O registro tardio do autor conta com intervenções do trombone de Marlon Sette, que toca também em outra música, Domingo Triste.
Soul Brasileiro ostenta time estelar de convidados. A começar por Chico Buarque, que toca kalimba em Medo da Solidão. Zeca Baleiro toca violão em A Moça e o Vagabundo, toada brejeira que compôs em parceria com Hyldon. Carlinhos Brown toca percussão e baixo em Bahia do H. O timbaleiro produziu e mixou a faixa em seu estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador (BA). Zé Américo toca sanfona em Forró da Boca Pequena. Afonso Machado toca bandolim em O Choro do Brown, parceria de Hyldon com Ricardo Brasil. O Último Latino-Americano conta com vocais de Karla Sabah e declamação do poeta Mauro Santa Cecília, parceiro de Hyldon na música. Já O Vento que Vem do Mar aglutina as vozes de Carlos Dafé, Dalto, Jorge Vercillo, Tunai e Carlinhos Vergueiro.
Entre inéditas como Brazilian Samba Soul e Copacabana Beach, Hyldon ainda homenageia Guinga no tema isntrumental A Viola e a Moringa (Guinguiana). "O disco é a busca da simplicidade, da coisa orgânica. É muito intuitivo. Não teve nada planejado. As coisas foram acontecendo. No fim, ficou o disco mais brasileiro que eu já fiz. Daí o nome. Eu me deixei levar pela música, sem pensar no mercado, em crise de gravadora ou em jogadas de marketing. O meu sentimento o tempo todo era de uma criança com seu brinquedo predileto: a música. Quem ouvir com o coração aberto vai compartilhar esse sentimento", acredita Hyldon, que, na seqüência da edição do CD Soul Brasileiro, planeja gravar o primeiro DVD com os hits que emplacou nos anos 70. Ou seja, As Dores do Mundo e Na Rua, na Chuva, na Fazenda.
...
posted by Mauro Ferreira
...
Na Sombra de Uma Árvore

Larga de ser boba e vem comigo
Existe um mundo novo e quero te mostrar
Que não se aprende em nenhum livro
Basta ter coragem pra se libertar, viver, amar
De que valem as luzes da cidade
Se no meu caminho a luz é natural
Descansar na sombra de uma árvore
Ouvindo os pássaros cantar, cantar, é...
...

Hyldon - Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda 1975


01 - Na rua, na chuva, na fazenda [Casinha de sapê] (Hyldon)02 - Na sombra de uma árvore (Hyldon)03 - Vamos passear de bicicleta? (Hyldon)04 - Acontecimento (Hyldon)05 - Vida engraçada (Hyldon)06 - As dores do mundo (Hyldon)07 - Guitarras, violinos e instrumentos de samba (Hyldon)08 - Sábado e domingo (Nenem - Hyldon)09 - Eleonora (Hyldon)10 - Balanço do violão (Beto Moura - Hyldon)11 - Quando a noite vem (Hyldon)12 - Meu patuá (Hyldon)
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário